Crianças realizam plantio de mudas na Estância Mimosa

No último final de semana, a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), realizou dois plantios de mudas nos quais os atores principais foram as crianças. A ação visa despertar a consciência ambiental desde cedo nos pequenos.1
Acompanhada por seus pais, Maura Almeida e Wagner de Almeida, a pequena Eva teve a experiência de colaborar com a natureza através do plantio de amendoim do campo, conhecido também como Alfarobo (Samanea tubulosa).

De acordo com Osvaldo Esterquile Júnior, Engenheiro Ambiental do atrativo, responsável pelo plantio de mudas, “Eva apesar de ser “bebê” conforme foi entendendo a ação de plantar, se empolgou em participar. Enquanto jogava terra em uma mãozinha a outra ainda tocava nas folhas da muda com a maior sensibilidade”.

Já o jovem Samuel Kluge realizou o passeio a cavalo e o passeio de trilha e cachoeiras. Ao retornar para a sede, no final do dia, auxiliou Osvaldo a plantar uma muda de Bocaiúva (Acrocomia aculeata), palmeira típica de Mato Grosso do Sul, próximo ao receptivo da fazenda.

Samuel ficou muito empolgado e participou de toda ação, retirou a muda do tubete e segurou ela o tempo todo até a terra se afirmar em suas raízes, por fim finalizou irrigando com o regador”, revelou Osvaldo.2

Foi a primeira vez que o jovem realizou um plantio de mudas. “Ele ficou bem feliz em saber da possibilidade dela estar do seu tamanho em aproximadamente 3 anos. Nesse momento deu um sorriso olhando para sua mãe como quem diz “podemos voltar”??”, disse o colaborador do atrativo.

Ações que contribuam para a preservação da natureza devem ser aprendidas desde cedo.

“As crianças ainda estão construindo seu entendimento de mundo e isso irá definir a interação que esses futuro adultos terão com os seres vivos, sejam eles humanos, plantas ou animais. Acredito que crianças que tem em seu processo e desenvolvimento um enfoque teórico-prático da importância e respeito entre todos os seres vivos, dificilmente se tornará um adulto que não compreende que todas as formas de vida e os recursos naturais são tão importantes quanto a si mesmo”, concluiu Osvaldo.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.