Cercada de belezas naturais, Estância Mimosa celebra 20 anos de atividades

A Estância Mimosa, passeio de trilha e cachoeiras localizada em Bonito (MS), destino conhecido pelos apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura, comemora 20 anos de história, tradições e atividades nesta sexta-feira, 07 de junho de 2019.

Fundada em 1999, o passeio encanta pelo seu contato intenso com a natureza. Visitantes contemplam a paisagem, caminham pelas trilhas e se deparam com cachoeiras de águas cristalinas e nadam em suas piscinas naturais proporcionando uma experiência singular de ecoturismo.
Durante o percurso há a possibilidade de avistar diversos animais silvestres, entre eles macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara, veado, além de aves como o Udu-de-coroa-azul (ave símbolo de Bonito), tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda, joão-pinto; entre outros. São mais de 250 espécies de aves catalogadas no local.

Além do passeio de trilhas e cachoeiras, a Estância Mimosa oferece passeio a cavalo, observação de aves e um almoço com pratos regionais, preparado em fogão à lenha.

“É com muita gratidão, orgulho e imensa alegria que estamos comemorando os 20 anos da Estância Mimosa! Se chegamos até aqui foi por termos uma equipe e parceiros comprometidos com esse sonho de fazer da Mimosa mais que um passeio, de ser um lugar multiplicador de boas práticas sócio ambientais que contribui para que o Brasil seja cada vez mais um destino de turismo sustentável”, revela Simone Spengler Coelho, diretora do atrativo.

Início
A história do passeio teve início em abril de 1998, data da aquisição pelo atual proprietário, Eduardo Folley Coelho, que tinha como principal objetivo desenvolver a atividade turística. Até essa data era utilizada apenas como fazenda de criação de gado. A partir de então começou a ser organizada a estruturada para receber visitantes, cuja primeira fase foi concluída em junho de 1999. Nesta época, o passeio foi aberto em caráter pré-operacional e durante os anos de 2000 e 2001, houve uma série de melhorias na estrutura física, no quadro de funcionários, ampliação da trilha e início dos passeios de barco e cavalo, culminando no atual modelo de operação. Ao mesmo tempo, várias ações ambientais também foram aplicadas como o abandono de áreas de pastagens para regeneração natural, plantio de mudas nativas e monitoramento ambiental.

Proteção
Em 2013, 65% da área total da Estância Mimosa foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, uma categoria de Unidade de Conservação (UC) prevista no Sistema de Nacional de Unidade de Conservação (SNUC – Lei 9.985/2000), criada pela iniciativa do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, pois uma vez criada, tem caráter perpétuo.

Reconhecimento
Ao longo de sua trajetória e por sua responsabilidade socioambiental, a Estância Mimosa foi agraciada por importantes prêmios. Este ano, recebeu o reconhecimento, junto com os outros atrativos do Grupo Rio da Prata, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, de “Finalista do Prêmio 2019 Tourism for Tomorrow Awards”, realizado pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), na categoria Destinations Stewardship Award, voltado para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes. Foi vencedora no Prêmio ECO® 2018 realizado pela Amcham e Estadão se destacando na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços, para Microempresas e Startup.

Em 2017 conquistou a Menção Honrosa Nacional no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 pela sua relevância e capacidade de influência em favor do turismo sustentável; em 2012 recebeu o “Prêmio Estadual MPE Brasil”, nas categorias Turismo e Destaque Responsabilidade Social de Mato Grosso do Sul; em 2010 conquistou o 4º Prêmio Brasil de Meio Ambiente na categoria Categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo e em 2009 conquistou o Prêmio estadual MPE Brasil na categoria Serviços de Turismo na região de Mato Grosso do Sul. Recebe anualmente o “Prêmio TripAdvisor – Certificado de Excelência”.

Sistema de Gestão de Segurança
Os atrativos do Grupo Rio da Prata implantaram em suas operações o Sistema de Gestão de Segurança (SGS), desenvolvido pelo Programa Aventura Segura da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e certificado pela ABNT Certificadora desde 2010. Através do SGS todos os funcionários participam de capacitações de primeiros socorros e simulados de acidentes a fim de garantir maior segurança para toda a equipe e visitantes. Em 2016, a Estância Mimosa foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 (International Organization for Standardization), na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.

Compartilhando experiência
Em seus 20 anos de operação turística, visitantes compartilharam depoimentos sobre a experiência vivenciada no passeio. Helena, de São Paulo, visitou o atrativo em seu primeiro dia de operação, acompanhada pelo guia de turismo Martins, em 07 de junho de 1999. “O passeio na trilha é muito agradável, as cachoeiras são lindíssimas. Apesar da época de frio, fomos brindadas com um sol maravilhoso e o maior prêmio foi avistar dois tamanduás, um tamanduá-bandeira e um tamanduá-mirim. Inesquecível”. Além do passeio, Helena realizou o plantio de mudas de árvores, das espécies angico, canafístula e embaúba.

Depoimentos de visitantes também são compartilhados no TripAdvisor. Tamires visitou o passeio este ano e revelou: “Estou apaixonada por cada cantinho da Estância Mimosa. Nela fizemos a trilha e tivemos a oportunidade de conhecer as variedades de vegetação e as encantadoras Cachoeiras… A comida desse lugar é um sonho, estava maravilhosa, e o doce? Nem se fala! Muito bom, com certeza deixou aquele gostinho de quero mais. E quer saber?! Logo estarei de volta!”.

“É um passeio maravilhoso! São 9 cachoeiras, cada uma mais linda do que a outra. A infraestrutura de serviço oferecida é impecável: guias bem preparados e atenciosos, equipamento de uso pessoal em boas condições e preocupação com a segurança do turista com a presença de equipamento de resgate e primeiros socorros, o que dá a todos sensação tranquilidade durante o passeio”, revela Olinda que avaliou o passeio em abril deste ano.

Visitas
As reservas para os passeios na Estância Mimosa são feitas pelas agências de turismo da região. Em nosso site encontrará algumas sugestões: https://www.estanciamimosa.eco.br/onde-comprar

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.