Na Estância Mimosa o ecoturismo está em primeiro lugar. Banhos de cachoeiras, trilhas na floresta, observação de aves e passeios a cavalo estão entre as atividades oferecidas.

Perguntas Frequentes


Veja abaixo as dúvidas frequentes sobre a Estância Mimosa. Caso tenha uma dúvida que não está aqui, entre em contato que lhe responderemos!

1Qual a melhor época para fazer o passeio?
Durante todo o ano.
2E quando está muito frio?
A Mimosa é um ótimo passeio em Bonito também em dias frios, pois a exuberância da mata e a beleza das cachoeiras fazem dela uma ótima atividade contemplativa. A cozinha com fogão a lenha torna-se um ambiente muito agradável e aconchegante.
3Qual é o tamanho da trilha?
O passeio pelas cachoeiras da Estância Mimosa é feito através de uma trilha interpretativa de 2.800 metros pela mata ciliar do Rio Mimoso (percurso total ida-e-volta), passando por oito quedas d’água com alturas, tamanhos e formas variadas.
Neste trajeto, existem sete ótimos locais para banho em cachoeiras e piscinas naturais, além de pequenas grutas, e piscinas naturais. Existe um trecho de 500 metros que é percorrido em barcos a remo.
4Por onde passa a trilha?
A trilha passa pela área de Mata Ciliar do Rio Mimoso, que é protegida pela Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Estância Mimosa, uma categoria de unidade de conservação perpétua e particular.
5Qual a idade mínima para crianças?
03 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança.
Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que o um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o inicio da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.
6 Qual a duração do passeio?
A duração do passeio de ecoturismo é de 3 a 4 horas, dependendo do ritmo do grupo e do tempo de permanência nas cachoeiras, piscinas naturais e decks de contemplação. O passeio pode ser agendado no mesmo dia que outras atrações de Bonito, como a Gruta do Lago Azul.
7Gestantes podem fazer o passeio?
Sim, gestantes até 24 semanas podem fazer o passeio de trilha e cachoeiras, mas não o passeio a cavalo (opcional, vendido a parte).
Contudo, no passeio de trilha e cachoeiras as gestantes devem seguir as recomendações de segurança:
- O seu passeio deve ser agendado preferencialmente nos horários mais frescos.
- Evite exposição prolongada ao sol.
- Não realize a atividade se não estiver bem-alimentada ou se sentindo em excelentes condições de disposição. Após o inicio do passeio, você estará em local onde o socorro e remoção será demorado e difícil.
- O balanço de oxigênio no corpo da gestante funciona diferente do normal, então é importante que a respiração flua adequadamente. Não realize a atividade se sentir sem folêgo ou sem ar.
- Desça e suba as escadarias bem devagar, fazendo pausas para respirar.
- Evite subir nas pedras das cachoeiras, você pode escorregar e elas podem ser afiadas. Evite correr riscos desnecessários.
- Gestantes não podem fazer apnéia ou prender o fôlego durante mergulhos.
- Procure se manter hidratada durante a atividade. Leve água mineral.
- Preste muita atenção nas escadas e observe irregularidades no terreno durante a trilha, evite tropeços, tombos e quedas.
- O colete salva-vidas precisa se ajustar bem ao corpo e ficar confortável, não pode ficar apertado. Caso não fique e não haja outro equipamento é melhor não realizar a atividade.
8Quais as restrições médicas para o passeio de Trilha e Cachoeiras?
- Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas nas informações preliminares.
- Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.
- Visitantes com cirurgia recente (até 60 dias), epilepsia, labirintite, asma, histórico de choque anafilático; não é recomendada a realização do passeio.
- Visitantes com problemas cardíacos como: infarto, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, e/ou marca-passo; não podem realizar o passeio.
- Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
- Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão a existência de restrições médicas e informarão se é possível realizar passeio.
- Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.
9Vocês oferecem hospedagem?
Não, a Estância Mimosa é um passeio de ecoturismo. Não temos hospedagem. Geralmente os visitantes se hospedam na cidade de Bonito, e os passeios são em diversas fazendas diferentes.
10Posso fazer o passeio de trilha e cachoeiras e a cavalgada no mesmo dia?
Sim, é possível e recomendado fazer os dois passeios no mesmo dia, pois assim a experiência de ecoturismo fica ainda mais completa!
O passeio a cavalo pode ser agendado com a agência de turismo ou direto no receptivo na chegada e tem duração de 1 hora e meia.
11 É necessário fazer reserva com antecedência para feriados e férias?
É bom fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois assim você terá o dia e horário de sua preferência, pois feriados e férias escolares (julho e janeiro) são meses de alta temporada na região de Bonito e Pantanal.
12 Para conhecer a fazenda é só por agência ou podemos ir direto?
As reservas para o passeio na Estância Mimosa são feitas através das agências de turismo de Bonito, eles é que agendam o horário na fazenda.
Caso o visitante venha direto sem reserva pode não ser possível atendê-lo devido ao atrativo já estar cheio. Para almoçar no restaurante não é preciso reserva.
13Qual a distância de Bonito até a Estância Mimosa?
A Estância Mimosa está a 24 km do Centro de Bonito, sendo 18 km asfaltado pela estrada MS 178 e 6 km de estrada interna cascalhada. Role a página para ver o mapa abaixo.
14A Estância Mimosa oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte.
Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.
As agências vendem o serviço de transporte compartilhado, inclusive para passeios no Pantanal.
15O que levar?
Roupa de banho, toalha, máquina fotográfica, tênis ou calçado fechado, repelente, protetor solar e dinheiro, cartão, para consumos extras.
Aceitamos VISA, Mastercard e AMEX.
Não é permitida a realização do passeio usando chinelos ou calçados abertos. O passeio oferece locação de botas de neoprene.
16Posso levar drones, ou equipamentos de fotografia e vídeo profissionais no passeio?
A utilização de Drones e equipamentos de filmagens será avaliada e permitida apenas em casos profissionais, sendo agendado com antecedência como visita técnica e adaptado ao passeio, neste caso recebe um acompanhamento individual e será orientado a tomar os devidos cuidados com segurança, a perturbação da vida silvestre e com o incômodo aos visitantes do dia.
17 Programa de Estágio e Primeiro Emprego
Nossa empresa oferece estágios e Primeiro Emprego nas áreas de Turismo.
Nosso programa consiste em proporcionar experiência aos acadêmicos e recém-formados, que vivenciam na prática todo o processo de operacionalização das atividades de ecoturismo.
Interessados enviar currículo e foto para carina@gruporiodaprata.com.br

Como chegar?

A Estância Mimosa localiza-se na Rodovia MS 178 (Bonito-Bodoquena) a 24 km de Bonito.