Capacitação em Primeiros Socorros e Salvamento Aquático em Áreas Remotas na Estância Mimosa

A empresa Atack Treinamentos, em parceria com a Estância Mimosa (Bonito/MS), realizou na última semana o curso “Primeiros Socorros e Noções de Salvamento Aquático em Áreas Remotas”, ministrado pelo instrutor Enio Mendes Conturbia.

O curso teve como objetivo capacitar os alunos, entre eles guias de turismo e monitores, treinando-os no atendimento de Primeiros Socorros em meio a áreas remotas naturais, seguindo as diretrizes da Portaria 2048 do Ministério da Saúde e as orientações da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR).

Curso de Salvamento Aquático em Áreas Remotas na Estância Mimosa

Além disso, os participantes receberam instruções essenciais sobre Noções de Salvamento Aquático, conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).

Para o instrutor Enio, “essa parceria entre instrutor, guias e atrativos turísticos não apenas visa capacitar os profissionais que lidam diretamente com os turistas da região em primeiros socorros e salvamento aquático, mas também busca desenvolver habilidades essenciais, como liderança, controle emocional e capacidade de adaptação e criatividade, por meio de treinamentos e simulados em ambientes naturais, onde as emergências podem acontecer de fato.”

Letícia Ibarras, condutora do parque e guia em formação, foi uma das participantes do curso. Sobre a experiência, disse: “O Curso foi uma experiência incrível para quem trabalha nessa área. A busca constante por conhecimento e atualizações é fundamental para garantir a segurança dos turistas que vêm apreciar a natureza. O instrutor, Enio, foi excepcional, compartilhando conhecimentos inovadores, e a Estância Mimosa proporcionou um ambiente acolhedor e bem organizado. Sinto-me totalmente preparada para garantir a segurança dos nossos turistas e sou profundamente grata pela oportunidade. Essa experiência é algo que levarei para toda a minha vida, uma chance valiosa oferecida pela Estância Mimosa, que abriu suas portas para o treinamento em um ambiente apropriado. Estou repleta de gratidão pela oportunidade e pelo apoio contínuo que recebemos”.

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, ressaltou também o compromisso do atrativo em relação à segurança. “A Estância Mimosa é o único atrativo do seu segmento que tem um SGS – Sistema de Gestão de Segurança certificado há 13 anos por auditoria externa. Isso mostra que o nosso compromisso com a segurança, sustentabilidade e desenvolvimento regional realmente são sólidos. Assim, apoiamos ações locais que estejam alinhadas a este propósito”.

Momentos da capacitação:

Para o Grupo Rio da Prata, do qual a Estância Mimosa faz parte, ter guias de turismo capacitados nesse tipo de treinamento proporciona maior segurança e a certeza de que esses profissionais conhecem os riscos do ambiente natural e tomarão as medidas necessárias para garantir um atendimento de excelência em caso de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.