O manejo das abelhas na Estância Mimosa (Bonito/MS) é realizado com acompanhamento técnico cuidadoso e já apresenta resultados positivos.
No dia 12 de maio de 2025, a equipe formada por Maidana, Edson e Agnaldo realizou a primeira vistoria deste ciclo. Durante a inspeção, foi registrada a perda de um enxame, restando nove colmeias ativas. Uma delas estava mais fraca, então foi feita uma intervenção específica: redução da quantidade de quadros, mantendo apenas quatro e o ninho, foi retirado as melgueiras e deu início a alimentação com xarope.

Nos outros enxames, foi identificada a presença de cera velha, o que também motivou a troca de quadros. As abelhas estavam apenas se alimentando, sem produção de mel neste período, o que é esperado — por isso, seguimos com um plano de manejo nutricional controlado até o fim de julho, como orientado pelo experiente apicultor Jamanta.
Sete dias depois, em 19 de maio de 2025, uma nova verificação foi feita pela equipe com Maidana, Edson e Fernanda. E os sinais foram animadores!
O enxame que estava fraco mostrou excelente recuperação e já começou a puxar cera nos quadros novos. Além disso, observamos muitas larvas recém-nascidas, indicando que as rainhas estão em plena atividade de postura. Também verificamos que os ninhos estão limpos, desobstruídos e as colmeias mais organizadas.
Essa ação contínua faz parte do nosso compromisso com o bem-estar das abelhas e a manutenção de um ambiente saudável e equilibrado.