Turista consciente: 5 dicas de viagem segura para você e sua família

Você já ouviu falar em turismo consciente? É uma prática que tem muito a ver com a sua relação como turista consciente com o destino que você visita. São valores que respeitam a comunidade local, a natureza e só traz benefícios para você e para a região. Já parou para pensar sobre isso? Por vezes são pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Nesse período de distanciamento social, viaje com ainda mais consciência para a sua segurança, da sua família e da sociedade. Para tal, listamos a seguir algumas dicas – incluindo ações especiais para esse período de pandemia.

1 – Estude sobre o seu destino

Uma das partes mais gostosas de fazer uma viagem é se planejar e saber mais sobre o seu destino! É claro que melhor ainda é conhecer tudo pessoalmente, mas ter informações sobre o lugar para onde você vai te deixa preparado sobre a cultura local, sobre o que encontrar, os atrativos mais incríveis pra conhecer, o que levar na mala, etc.

Bonito-MS, por exemplo, é a capital do ecoturismo no Brasil, local perfeito para os amantes de natureza. Por aqui, os atrativos passaram um período fechados por conta do novo coronavírus, mas agora adotaram medidas preventivas para funcionarem de novo. A Estância Mimosa Ecoturismo, passeio de cachoeiras,  foi certificada internacionalmente com o selo Safe Travel.

2 – Respeite a comunidade e invista em serviços locais

Essa pesquisa que falamos acima tem muito a ver com formas de garantir a sustentabilidade econômica da comunidade. Assim, dê preferência para negócios locais que contribuem com a população da região. Isso vai desde a hospedagem que escolhe, ao guia que te acompanha nos passeios e até mesmo a sorveteria, por exemplo. Do maior ao menor empreendedor. Seu investimento faz toda a diferença para essas pessoas.

Nesse período de pandemia, também é importante que você fique muito atento para não ser um agente de transmissão, ainda mais vindo de outra cidade. Use máscara, higienize constantemente as mãos e fique atento às regras locais do destino escolhido e de cada atrativo, seja ele público ou privado. Seja um turista consciente!

3 – Valorize tradições e costumes da região

Nada de impor os seus costumes quando for viajar! Imagine alguém de fora chegando em sua casa e dizendo como as coisas devem ser. Absurdo, não é mesmo? Por isso, uma das atitudes mais importantes do turista consciente é o respeito e a valorização da cultura local, bem como de seus patrimônios.

4 – Pratique atividades turísticas de impacto positivo

Tire da lista atividades, destinos e atrativos que pratiquem ou que possam ter impacto ambiental negativo. A sua atitude como turista faz a diferença pela conservação da natureza. Assim, escolha lugares que valorizem essa relação e que já entenderam que um precisa do outro e que é possível viajar de maneira sustentável.

5 – Fique atento ao que você consome

Da mesma forma que nos atentamos às práticas alheias sobre sustentabilidade é importante nos atentarmos às nossas próprias práticas. Que tal, por exemplo, carregar a sua própria garrafinha ou copo reutilizável? Assim você pode reabastecer com água potável sempre que houver um bebedouro disponível, sem precisar utilizar uma garrafa plástica descartável. Essa dica funciona ainda mais nesse período, já que a orientação é não compartilhar utensílios com outras pessoas.

Você pode ainda (e deve, dependendo do seu destino), ter sempre um saquinho disponível para carregar consigo o possível lixo gerado na sua visita, pro caso de um lanchinho, casca de fruta etc.

Que outras atitudes você indicaria?

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e, mais do que tudo, pratique-as como turista consciente em sua próxima viagem! Muitos desses valores têm tudo a ver com a Estância Mimosa Ecoturismo. Por isso, se você se identificou, venha nos fazer uma visita.

Foto: Daniel de Granville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.