Colaboradores do Grupo Rio da Prata são autores de livro sobre Gestão de Turismo

Aconteceu no dia 03 de outubro o lançamento do livro “Gestão de Turismo: Uma visão sistêmica regional”, obra que reúne textos de pesquisas acadêmicas realizadas durante o curso de pós-graduação em Gestão de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A publicação apresenta 15 artigos, divididos em 15 capítulos de alunos, juntamente com seus orientadores, e os textos abordam temas como gestão, planejamento, políticas públicas, estâncias de governança, turismo de experiência, qualificação profissional, sustentabilidade, inteligência turística e turismo de base comunitária.

A obra busca contribuir com o desenvolvimento turístico do Estado de Mato Grosso do Sul, agregando aos autores do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, resultados de pesquisas que certamente, farão a diferença na tomada de decisão”, revela a Coordenadora da Pós Graduação em Gestão de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), profª. Dra. Daniela Sottili Garcia.

Entre os autores estão Dillian Bonessoni dos Santos e Ricardo Montenegro, ambos colaboradores do Grupo Rio da Prata, do qual integram os passeios de ecoturismo Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.

Livro Gestão de Turismo_UEMS

Capítulos

Dillian, graduado em Turismo pela UEMS, é autor do capítulo 6, Percepção dos visitantes sobre o Sistema de Gestão de Segurança de um atrativo turístico, em Bonito–MS: um estudo de caso”.

“A escolha do tema para esta pesquisa teve origem em uma observação pessoal durante o cotidiano do meu trabalho na Estância Mimosa. Durante a operação do passeio, estava envolvido na implementação dos procedimentos do Sistema de Gestão de Segurança (SGS), mas não tinha uma compreensão completa da percepção dos visitantes em relação a essa ferramenta. Notei que alguns visitantes não pareciam satisfeitos com algumas das regras de segurança, enquanto outros expressavam opiniões positivas sobre o mesmo assunto.

Diante disso, surgiu a ideia de realizar uma pesquisa para investigar mais a fundo essa questão. O resultado da pesquisa foi revelador, pois confirmou a hipótese inicial de que o SGS realmente faz uma diferença positiva na experiência dos visitantes e influencia a escolha de atividades.

O objetivo principal desta pesquisa é estimular a discussão sobre a segurança dos visitantes entre as empresas e órgãos públicos que oferecem atividades de turismo de aventura.

Esperamos que, através desse diálogo, essas atividades sejam planejadas com cada vez mais segurança e qualidade, proporcionando experiências mais satisfatórias aos visitantes”, disse.

Já Ricardo Montenegro abordou o tema “Do tacho do doce de leite à experiência do turismo em um atrativo turístico em Jardim-MS”, no capítulo 13.

A decisão de escolher este tema surgiu da observação no local de trabalho, onde os visitantes frequentemente compartilhavam memórias de infância relacionadas ao ato de raspar o tacho.

Como havia trabalhado na graduação sobre a temática de turismo de experiência, vi a oportunidade na pós-graduação para contribuir com o atrativo.

O que me chamou a atenção foi o uso excessivo da palavra “experiência” em diversos contextos, muitas vezes sem que uma experiência genuína estivesse realmente ocorrendo.

O artigo busca comprovar essa observação, demonstrando que, em muitos casos, a experiência real estava ausente, apesar do uso frequente do termo”, revelou.

Agradecimento

Dillian, assim como Ricardo, expressam também um agradecimento especial ao Grupo Rio da Prata pela oportunidade:

Um agradecimento especial à direção do Grupo Rio da Prata pela abertura do espaço para a aplicação da pesquisa. Esse apoio é de extrema importância para o desenvolvimento de novas ideias e melhorias para o turismo de modo geral em nossa região“, diz Dillian.

Agradeço a todos os envolvidos na publicação, e, em especial, os Gestores do Grupo Rio da Prata por me proporcionar apoio ao estudo”, concluiu Ricardo.

O livro está disponível para download no link: https://editoraecodidatica.com.br/gestao-de-turismo-uma-visao-sistemica-regional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.