Novas espécies de anfíbios e répteis são encontradas na Estância Mimosa

A Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo de trilhas e cachoeiras localizado em Bonito (MS), teve atualizada sua lista de anfíbios e répteis.

Os novos dados foram repassados pelo aluno de Doutorado em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Zé Luiz Massao Sugai que esteve no local em companhia do Professor Franco Leandro de Souza, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, UFMS.

585_2500_1Novas espécies de anfíbios e répteis são encontradas na Estância Mimosa. Leptodactylus chaquensis. Foto: José Luiz Massao
Novas espécies de anfíbios e répteis são encontradas na Estância Mimosa. Leptodactylus chaquensis. Foto: José Luiz Massao M

Foram registradas 15 espécies de répteis e 27 de anfíbios.

De acordo com Massao, os números serão modificados com as coletas que serão realizadas na próxima estação chuvosa, diversos locais bem preservados e com difícil acesso serão amostrados.”As coletas terão início em Novembro/2012 e terminarão em Abril/2014″, diz.

585_2500_1_350_64_7746
Ameerega picta. Foto: Franco Leandro de Souza

Massao concedeu uma breve entrevista para o site da Estância Mimosa. Confira:

Qual o objetivo de sua pesquisa e o que levou a esse tema?
Zé Luiz Massao: Além de descrever quais espécies de anfíbios ocorrem na área de estudo, pretendo identificar como características ambientais, recursos alimentares e conectividade entre os pontos de coleta influenciam a biomassa, riqueza e composição de espécies. O que me levou a isso foi observar que, tanto em áreas naturais quanto antropizadas, as espécies de anfíbios não ocorrem em todos os tipos de ambientes. Isso me levou a querer pesquisar o que determina essa diversidade local.

585_2500_1_350_66_8065
Erythrolamprus poecilogyrus. Foto: Maurício Neves Godoi

Em qual local na Mimosa foi percebido a maior concentração de répteis e anfíbios?

ZLM: Há espécies de anfíbios que ocorrem apenas em áreas de mata, enquanto outras preferem áreas abertas. Como a maioria das espécies de anfíbios se reproduzem em poças, lagoas e riachos, geralmente são encontrados em abundância perto de corpos d’água, tanto em áreas abertas como em florestas. Ocupam esses locais também para evitar dessecação, já que possuem a pele sensível. Iremos identificar quais espécies são tipicas de áreas abertas e fechadas após o termino da pesquisa.
Os répteis não são o foco principal da pesquisa, mas como também serão capturados nas armadilhas, iremos analisar os dados. Como não são dependentes da umidade ou água livre no ambiente, podem não ocorrer em maior abundancia em corpos d’água. Após o término da pesquisa saberemos também quais os fatores que determinam a diversidade de répteis na área de estudo.

Massao aproveitou para reforçar que a pesquisa é de extrema importância para a realização do Plano de Manejo da Estância Mimosa Ecoturismo. “Amostraremos locais de difícil acesso e bem preservados, o que aumentará bastante a lista de espécies. Além disso, os resultados dessa pesquisa serão úteis para informar os turistas sobre a distribuição das espécies de anfíbios e répteis da região entre os tipos de ambientes (e.g. áreas de mata fechada na beira do Mimoso X lagoa em área aberta na frente a sede)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.