Gavião-caramujeiro é registrado na Estância Mimosa

Localizada no coração de Bonito/MS, a Estância Mimosa conquistou um reconhecimento como destino ideal para os entusiastas do ecoturismo e da observação de aves.

Com uma biodiversidade rica e variada, que abriga mais de 258 espécies registradas, este paraíso ecológico não para de maravilhar todos os que têm a chance de visitá-lo.

Em setembro, Fernando Maidana, colaborador da Estância Mimosa, fez uma descoberta notável. Ele registrou, pela primeira vez no local, a presença do Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis).

Gavião-caramujeiro-avistado-na-Estância-Mimosa-Bonito-MS
O nome popular da ave deriva do caramujo aruá, que é sua principal fonte de alimento. Foto: Fernando Maidana.

Sobre a Espécie

Podendo atingir até 48 centímetros de comprimento, é conhecido também como caramujeiro ou gavião-de-aruá.

O que torna essa espécie verdadeiramente marcante é o seu bico adunco, curvado de forma elegante, semelhante a uma garra ou gancho.

O nome popular da ave deriva do caramujo aruá, que é sua principal fonte de alimento.

Com habilidades impressionantes, o caramujeiro geralmente avista sua presa do alto, desce com as pernas pendentes e a captura com apenas um pé.

Em um movimento habilidoso, ele transfere o aruá para o bico e depois se empoleira para retirar as partes moles do caramujo, deixando cair a casca vazia.

Observação de Aves na Estância Mimosa

A recente descoberta do gavião-caramujeiro na Estância Mimosa destaca ainda mais a relevância deste destino como um paraíso para observadores de aves.

Para quem busca uma experiência imersa na natureza, certamente se maravilharão com a diversidade de espécies de aves que podem ser encontradas aqui.

Mais informações sobre as atividades, acesse: www.estanciamimosa.eco.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.