Grupo Rio da Prata renova Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável – Categoria Ouro

No dia 19 de novembro de 2025, os atrativos do Grupo Rio da Prata – Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa – celebraram mais uma conquista importante: a renovação da Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável – categoria Ouro, concedida pela Green Destinations e Good Travel Seal, durante o evento “Turismo Sustentável – Certificações & Futuro”, realizado no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS).

Promovida pelo Sistema Comércio MS (Fecomércio–Sesc–Senac–IPF), a cerimônia reuniu representantes do trade turístico, autoridades e organizações comprometidas com o turismo responsável.

Além da entrega das certificações, o evento marcou o lançamento do processo de certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, reforçando a importância de um turismo mais consciente para o desenvolvimento do estado.

Uma conquista que reflete compromisso contínuo

A renovação dos certificados para os três atrativos do Grupo Rio da Prata é resultado direto da constância dos esforços coletivos e da dedicação em promover experiências turísticas alinhadas à conservação ambiental, à valorização da cultura local e ao bem-estar das comunidades do entorno.

Desde a primeira conquista em 2023, quando a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo turístico do Mato Grosso do Sul a receber a certificação Ouro, a empresa mantém uma trajetória sólida na integração entre turismo, educação ambiental e responsabilidade social.

Os critérios analisados incluem: Compra e venda responsável; Relacionamento com a comunidade local; Boas práticas trabalhistas; Energia e clima; Gestão de resíduos; Uso consciente da água; Controle de poluição e ruído; Proteção da natureza e da paisagem; Valorização da cultura e tradição; Gestão e comunicação transparente; Reconhecimento internacional.

A certificação faz parte do programa Good Travel Seal, implantado no Mato Grosso do Sul em 2021. A iniciativa é conduzida pela Green Destinations, fundação internacional sem fins lucrativos, reconhecida pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) – a principal entidade global acreditadora de padrões de turismo sustentável.

Com atuação em mais de 60 países, a certificadora avalia destinos, unidades de conservação e toda a cadeia produtiva do turismo, garantindo relatórios rigorosos e ferramentas de melhoria contínua. No estado, o Senac MS é parceiro fundamental no processo de consultoria e preparação das empresas.

Segundo Beth Bauchwitz, consultora de turismo do Instituto Del e responsável por acompanhar o processo, a certificação fortalece a competitividade do Mato Grosso do Sul e posiciona o estado no cenário internacional como referência em turismo sustentável.

“O processo de renovação foi muito interessante, pois sempre permite um balanço do quanto avançamos. E realmente foi bem notável o progresso, principalmente devido a ações como a certificação lixo zero e expansão da agrofloresta. Esperamos na próxima renovação daqui 2 anos atingir 100% em todos os critérios para os dois atrativos”, revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

Uma jornada que inspira

A renovação da certificação Ouro reafirma o compromisso do Grupo Rio da Prata com a sustentabilidade como caminho permanente, integrando conservação ambiental, desenvolvimento econômico e responsabilidade social. Mais do que um selo, essa conquista representa o esforço diário de toda a equipe e reforça a missão de oferecer experiências transformadoras, que conectem visitantes à natureza e à importância de preservá-la.

Com esse reconhecimento, os atrativos continuam a se destacar como exemplos inspiradores para o ecoturismo no Brasil e no mundo, mostrando que é possível unir excelência na operação turística com respeito e cuidado com o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.