Green Destinations: Estância Mimosa é a primeira empresa de MS a receber Certificação de empreendimento turístico sustentável

A Estância Mimosa Mimosa, passeio de ecoturismo localizado em Bonito, é o primeiro atrativo turístico de Mato Grosso do Sul a receber a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável – na categoria Ouro – concedida pela Green Destinations, através do Programa DEL Turismo do Instituto DEL.

Troféu da Certificação de empreendimento turístico sustentável concedida à Estância Mimosa pelo Del Turismo.
A Estância Mimosa, é o primeiro atrativo turístico de Mato Grosso do Sul a receber essa prestigiosa certificação.

A divulgação foi realizada na última terça-feira (6) durante o Green Destinations 2023 Latino América em Bombinhas (SC), evento sobre desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, onde, além de palestras e workshops, foi celebrado também os destinos e empreendimentos certificados e premiados em 2022 e 2023.

Muito mais que reconhecimento, o processo de certificação do Programa DEL Turismo é uma forma de auxiliar empreendimentos turísticos a compreenderem o que de fato é sustentabilidade e como aplicar seus conceitos de forma prática e eficaz.

O mais importante do Del Turismo é que ele auxilia o desenvolvimento do turismo com a sustentabilidade que é o eixo principal, estabelecendo uma governança compartilhada entre poder público, privado e a comunidade”, acrescenta Camila Fernandes, coordenadora do Programa Del Turismo no Senac/MS.

A certificação concedida à Estância Mimosa, avaliou a conformidade nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança, entre outros, e é reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável – GSTC (em inglês, Global Sustainable Tourism Council), órgão vinculado a ONU – Organização das Nações Unidas, e aplicado pela fundação holandesa Green Destinations.

A Estância Mimosa atingiu a certificação nível ouro e entrou para a lista de empreendimentos de excelência internacional.

Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, revela que “é uma alegria enorme receber a Certificação em Turismo Sustentável do DEL Turismo, pois é um reconhecimento de que aqui na Estância Mimosa a gente pratica ecoturismo com alma e com propósito. Queremos agradecer a toda a equipe do Del Turismo, os auditores e a Camila Fernandes que nos auxiliaram durante todo o processo.”

Camila Fernandes, coordenadora, do Programa Del Turismo no Senac MS segura o prêmio da Estância Mimosa.
Camila Fernandes, coordenadora do Programa Del Turismo no Senac/MS, recebe o prêmio da Estância Mimosa.

Natureza Preservada

A Estância Mimosa Mimosa foi adquirida em 1998 já com a intenção de implantar um atrativo de ecoturismo, opção escolhida por ser a atividade que melhor permitiria a conservação ambiental de uma área de relevo acidentado, grande biodiversidade e com grandes extensões de florestas preservadas. Até a data da aquisição da Estância Mimosa, a pecuária era a única atividade econômica desenvolvida no local. Após esta data, iniciaram-se os trabalhos para implantação de infraestrutura turística, abrindo suas portas para a visitação em 1999.

Para preservar toda a beleza local, os proprietários da Estância Mimosa decidiram transformar 66% da área total da fazenda em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – um ato voluntário em constituir uma reserva natural permanente em sua propriedade. A RPPN Estância Mimosa foi criada oficialmente em fevereiro de 2013.

O local é o único atrativo de turismo em Bonito (MS) que oferece trilhas e cachoeiras dentro de uma RPPN no qual é possível desfrutar de um contato direto com a natureza preservada, caminhar por trilhas em meio à floresta, avistar mais de 250 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.

Cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito MS


Estância Mimosa conquista Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade!

DEL Turismo

O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.

Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase do Rede DEL.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

One thought on “Green Destinations: Estância Mimosa é a primeira empresa de MS a receber Certificação de empreendimento turístico sustentável

  1. Reconhecimento super merecido!
    A Estancia Mimosa e exemplo de sustentabilidade agregada a visitação turística. A Fazenda é auto sustentável e produz o próprio alimento saudável e sem agrotóxico que é servido aos visitantes que por sua vez ficam encantados e percebem o sabor diferente nos alimentos. Essa é apenas uma das ações de sustentabilidade. Se vc ainda não conhece a Estancia Mimosa, vá conhecer com certeza você terá uma experiência inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.