Viagem dos sonhos tem sabor de doce de leite da fazenda em Bonito-MS

Quem pensa em Bonito-MS já logo lembra da sua aptidão pro ecoturismo, como um lugar para uma viagem dos sonhos: natureza preservada, paisagens belíssimas, cachoeiras refrescantes, rios e lagoas e lagos com águas cristalinas e grande diversidade, tanto da fauna quanto da flora locais. Mas se tem outra coisa que encanta a todos os turistas do Brasil e do mundo e marca na memória é o doce de leite artesanal da Estância Mimosa Ecoturismo.

Ele é o queridinho das sobremesas, feito artesanalmente, o mais pedido e o mais devorado depois de uma manhã repleta de atividades em meio à natureza. E é um dos fatores que vai ativar sua memória gustativa e transformar sua estadia aqui na viagem dos sonhos.

Receita familiar e preparado na própria fazenda

Levando apenas leite (produzido na fazenda), açúcar e bicarbonato, o doce de leite da Estância Mimosa Ecoturismo segue uma receita original da família dos proprietários. Receita que é seguida pela Dona Dina, que trabalha conosco há 9 anos e é a responsável, junto com outras 4 pessoas, por toda produção na cozinha, inclusive pelas sobremesas e doces da fazenda.

Mas não é apenas a receita que faz este doce de leite ser o que ele é. A grande diferença é a forma de fazer. Além do amor e carinho para você guardar na memória os sabores e experiências vividas na fazenda, o doce de leite é feito num tacho enorme.

O tacho, então, é levado ao forno à lenha, onde fica por aproximadamente 8 horas (!) até chegar no ponto ideal de cozimento. E pronto, a partir daí é só saborear essa delícia de doce. Sabe aquela expressão “raspar o tacho”? Pois é, imagina só raspar esse tacho de doce de leite da fazenda, hmmm…

Vale dizer que todo processo de produção do nosso doce de leite é artesanal, desde a ordenha à cocção no fogão à lenha, e até o envase quando necessário. E, diariamente, são produzidos e consumidos em média 70 litros de doce de leite(!!). É bastante coisa, não?!

E, vamos combinar, depois de se divertir na trilha e nas cachoeiras e de relaxar na natureza, nada melhor do que saborear um almoço típico da roça e um doce de leite artesanal da fazenda, não é mesmo? É para repor as energias.

Toda produção  é consumida na fazenda…..  pra produção de doce, queijo, cachorradinha e outras receitas para visitantes e funcionários

Que tal levar esse gostinho contigo?

Melhor ainda: além de degustar nosso doce de leite como sobremesa à vontade no buffet, você pode presentear quem você gosta com a nossa iguaria, já que temos potes à venda na lojinha da fazenda.

O doce de leite artesanal também é usado em outros restaurantes da região, entre eles um dos mais tradicionais daqui, o Casa do João.  A La Crepierri também o utiliza como recheio para um de seus deliciosos crepes.

Tudo isso você encontra aqui em Bonito, onde sua viagem dos sonhos acontece!

2 thoughts on “Viagem dos sonhos tem sabor de doce de leite da fazenda em Bonito-MS

  1. Estivemos na Estância Mimosa no dia 07/01/2023. Saimos de lá maravilhados, é tudo lindo, os passeios, as trilhas, o almoço e o doce de leite então é SABOROSO demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.