Estância Mimosa conquista Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade

A Estância Mimosa, passeio de ecoturismo localizado em Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi contemplada com o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2022/2023, com a iniciativa “Agrofloresta na Estância Mimosa, uma aliada ao ecoturismo”.

A BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – é reconhecida por constantemente pautar temas que precisam ser priorizados na estruturação e aprimoramento dos produtos e serviços turísticos. Esta é a razão de ser do PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, concedido às melhores iniciativas sustentáveis de empresas e organizações de turismo, sempre com a finalidade de identificar e desenvolver um mercado mais saudável. 

A divulgação dos vencedores foi realizada em cerimônia realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), no último sábado (3).

Na foto: Luiza Coelho (DIretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa), Greice Feliciano e Eduardo Coelho (Diretor do Grupo Rio da Prata).

Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, recebeu o prêmio. Feliz com a conquista, disse: “é uma honra enorme receber o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, considerado o prêmio mais importante do segmento do ecoturismo e do turismo sustentável, em especial, nesta edição comemorativa de 10 anos. Ao longo desse período, mais de 900 iniciativas foram inscritas e estar entre os premiados com a Estância Mimosa mostra que o nosso trabalho de inovação pela sustentabilidade de sempre buscar algo novo e além, realmente traz resultados! Queremos aproveitar para dividir esse prêmio com a nossa equipe, porque são eles que diariamente trabalham em prol da sustentabilidade”.

Tecnologia parceira do ecoturismo e da natureza

A Estância Mimosa oferece passeio de cachoeiras, passeio a cavalo e observação de aves e desde o início das suas atividades, a operação foi fundada com diretrizes para a sustentabilidade.

Em 2022, o atrativo iniciou a expansão do sistema agroflorestal, incentivando a agricultura familiar e a restauração florestal. 

A demonstração na prática do que é um Sistema Agroflorestal, convidando os visitantes para comer frutas na hora e colher legumes agrega uma experiência ao mesmo tempo que promove a consciência, e divulga esta alternativa, que pode ser replicada facilmente em qualquer tamanho de propriedade, até mesmo urbanas. 

Visitantes percorrem esse novo caminho e conhecem os projetos ambientais do local. Compartilhar essa iniciativa representa um grande potencial de replicação e conscientização ambiental.

O local é o único atrativo de turismo em Bonito (MS) que oferece trilhas e cachoeiras dentro de uma RPPN no qual é possível desfrutar de um contato direto com a natureza preservada, caminhar por trilhas em meio à floresta, avistar mais de 250 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.

Reconhecimento

Em 2017, a Estância Mimosa conquistou a Menção Honrosa Nacional do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.  Esse reconhecimento destacou sua relevância e capacidade de influência em favor do turismo sustentável.

Sobre o Prêmio

Além da sustentabilidade, a edição do Prêmio Braztoa deste ano avaliou as iniciativas voltadas ao ecoturismo, experiências, ética e responsabilidade social. Os projetos vencedores mostraram novas tendências para a indústria do turismo nestes tempos pós-pandenia, que focam a valorização, interação e respeito com a natureza e a questão ambiental.

Os premiados foram escolhidos entre 27 finalistas de um total de 89 cases inscritos na 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, além de três contemplados com a Menção Honrosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.