Estudo de Tufas Calcárias na Estância Mimosa Bonito/MS

No dia 14 de abril de 2023, dois geólogos pesquisadores e dois analistas ambientais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), ambos de Minas Gerais, fizeram uma visita técnica na Estância Mimosa, passeio de cachoeiras em Bonito (MS), acompanhados pelo gerente do local, Valdenir de Souza.

A visita foi realizada com o intuito de estudar as tufas calcárias existentes na Estância Mimosa. Essas formações rochosas dão ao local um caráter único e preservam diversas espécies de animais e plantas que vivem em sua área de abrangência.

O grupo percorreu a trilha interpretativa do passeio, passando pela Gruta dos Catetos e/ou Cachoeira Seca, local onde há tufas calcárias inativas e conheceram também um antigo leito de rio, localizado na Trilha do Bugio.

Já no leito do rio atual, observamos as tufas calcárias em formação, veios de quartzo e filitos“, revelou Valdenir.

De acordo com o gerente, os pesquisadores ficaram encantados com a bela paisagem do local, assim como com as infraestruturas existentes no local, tais como deques, equipamento de rádio e passarelas.

O objetivo da visita se deu pela geologia, mas foi também um passeio contemplativo pela trilha e cachoeiras no qual podemos apreciar as plantas e os animais que encontrávamos durante o percurso“, conclui Valdenir.

Pesquisadores d CECAV e ICMBio nas cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito MS.

O estudo das tufas calcárias faz parte do projeto “Valores e Uso da Geodiversidade em Parques Nacionais Considerando Sua Contribuição na Conservação e Valorização do Patrimônio Espeleológico”, que tem como objetivo principal preservar e aumentar a eficiência de processos de patrimônio espeleológico.

Isto inclui analisar a diversidade geográfica para prover informações que ajudem a gerenciar e conservar locais como direcionado pelo Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico – PNCPE.

Esses estudos são fundamentais para a preservação das tufas e podem contribuir para um melhor entendimento da geodiversidade e de como aproveitá-la de forma sustentável para a conservação do patrimônio espeleológico.

Geólogos na Estância Mimosa

Em 2022, o atrativo recebeu a visita dos geólogos Paulo Boggiani e Augusto Auler. Eles percorreram a trilha, observaram as cachoeiras assim como também as tufas calcárias.

Sobre o projeto

O projeto, desenvolvido em quatro parques nacionais e seus arredores: Parna da Serra do Cipó/MG, Parna dos Campos Ferruginosos/PA, Parna da Furna Feia/RN e Parna da Bodoquena/MS, é uma parceria entre o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Cavernas – ICMBIO/CECAV, o Instituto de Geociências da UFMG e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Entre os membros da equipe, destacam-se: Darcy José dos Santos, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Mauro Gomes, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – CECAV, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Úrsula de Azevedo Ruchkys, do Departamento de Cartografia/Instituto de Geociências – IGC, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Luiz Eduardo Panisset Travassos, do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.