Vida Selvagem na Estância Mimosa em Bonito/MS; veja o vídeo

A Estância Mimosa, passeio de ecoturismo em Bonito/MS, é o local onde a beleza das cachoeiras se encontra com a exuberância da natureza preservada.

Este verdadeiro santuário para a fauna local não apenas encanta os visitantes com suas quedas d’água, mas também oferece um lar para uma incrível diversidade de vida selvagem.

Para monitorar a fauna existente no atrativo, quatro armadilhas fotográficas estão instaladas em diferentes pontos da fazenda. Em 2023, 31 espécies foram registradas pelos equipamentos.

Entre elas, as aves: Biguatinga, Carão, Coró-coró, Saracura-três-potes, Socó-boi, Mutum-de-penacho, Juriti pupu, Sabiá-barranco, Guaxe e Pato-do-mato.

Os mamíferos, verdadeiros protagonistas dessa história natural, incluem desde a Anta até o ágil Lobinho. Capivaras tranquilas, pacas curiosas e até mesmo a imponente onça-parda são parte desse espetáculo selvagem.

Além desses animais foram flagrados: morcego, cateto, macao-prego, tamanduá-bandeira, tatu-peba, tatu-galinha, cutia, tapiti, porco doméstico, irara, jaguatirica, quati, vaca, tamanduá-mirim e veado mateiro.

Mas a biodiversidade da Estância Mimosa não se limita a aves e mamíferos. Os répteis também fazem sua marca, com o registo especial do Teiú, um visitante que completa a sinfonia de vida que permeia esse lugar único.

Veja os flagrantes feitos pelas armadilhas fotográficas em 2023:

Dos animais citados acima, três espécies são classificadas como vulnerável (VU) pela lista IUCN (União internacional para conservação da natureza). São eles: Anta (Tapirus terrestris), Tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o Mutum de Penacho (Crax fasciolata).

Além de outras espécies difíceis de encontrar devido aos seus hábitos noturnos, como: Onça parda, jaguatirica e cachorro-do-mato.

Dillian Bonessoni, colaborador da Estância Mimosa, fala sobre a importância do monitoramento. “O monitoramento desempenha um papel importante na Estância Mimosa, proporcionando à direção do atrativo um registro abrangente das diversas espécies de animais que habitam a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Este processo não apenas serve como uma ferramenta interna valiosa, mas também destaca a significativa importância das unidades de conservação na promoção e preservação da vida silvestre em nossa região”.

Mas não são apenas as armadilhas fotográficas que consegue fazer registros especiais aqui na Estância Mimosa. Ao percorrer a trilha de acesso às cachoeiras, os visitantes têm a oportunidade de testemunhar a vida selvagem em seu habitat natural.

cachorro-do-mato-avistado-na-trilha-da-estancia-mimosa
Cachorro-do-mato é avistado na trilha da Estância Mimosa. Foto: Fernando Maidana.

Então, venha contemplar a natureza preservada, onde cada passo revela uma nova surpresa e cada momento é uma oportunidade de conexão com a riqueza da vida selvagem.

Saiba mais em: www.estanciamimosa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.