Estância Mimosa: Terceiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2023 pela Certificação de Clima Positivo

A Estância Mimosa, passeio de ecoturismo localizado em Bonito, recebeu o prêmio na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” por se tornar o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative.

A divulgação dos vencedores do Prêmio Nacional de Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas foi realizada no último domingo (17) durante o Salão Nacional de Turismo, em Brasília (DF), evento que conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras, com palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicas e musicais.

No grupo “Iniciativas de Destaque”, voltado para pessoas jurídicas, a seleção, promovida pelo Ministério do Turismo, consagrou as 30 melhores ações de 10 diferentes categorias, escolhidas a partir da análise de uma comissão julgadora composta por representantes públicos e privados do segmento.

“As pessoas que estão hoje recebendo esse Prêmio efetivamente têm grandes serviços prestados ao turismo no Brasil. As pessoas que foram selecionadas para receberem o Prêmio em cada categoria merecem o nosso aplauso de pé, porque são pessoas que, apesar de toda a dificuldade de empreender no turismo, têm conseguido fazer com que o turismo no Brasil permaneça firme e forte, fundando as bases do que nós vamos fazer daqui pra frente, que vai ser colocar esse país onde ele merece estar no patamar turístico global”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, a Estância Mimosa foi premiada com o 3° lugar por ter alcançado um feito inédito no setor turístico ao tornar-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive da Organização Internacional Green Initiative. 

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento recebido pelo projeto de Certificação Carbono Positivo da Estância Mimosa. É um marco que destaca os esforços contínuos em favor da sustentabilidade, iniciados desde a inauguração do atrativo em 1999. Ele evidencia de maneira inequívoca que nossa missão fundamental, desde o início, é promover o ecoturismo e contribuir para o progresso da comunidade local”, comemora Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

Calculando sua pegada de carbono e analisando a captura de carbono em 2022 através de tecnologias como mapas detalhados e imagens de satélite, a Estância Mimosa, com mais de 84% de sua área coberta por florestas nativas e em regeneração, sendo 65% protegidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural, não só neutralizou sua pegada de carbono, mas também contribuiu significativamente para a regeneração da natureza e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono.

Essa conquista destaca o compromisso e o trabalho da Estância Mimosa, não somente em prol da sustentabilidade ambiental e da preservação da biodiversidade local, mas também com as metas de ação climática propostas pelas Nações Unidas e pela Declaração de Glasgow para o turismo.

Estância Mimosa é o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber a Certificação de Clima Positivo

Prêmio Nacional do Turismo

O Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que tais iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

Na edição de 2023, foram premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias. Quanto aos profissionais, foram 09 categorias premiadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.