Atrativos do Grupo Rio da Prata passam por auditoria interna sobre Sistema de Gestão de Segurança

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) e a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito/MS), atrativos que fazem parte do Grupo Rio da Prata, passaram por auditoria interna sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) que é aplicado na operação dos passeios oferecidos pelos atrativos.

Bruna e Dillian realizam auditoria interna do SGS no Recanto Ecológico Rio da Prata.
Bruna Mello e Dillian Bonessoni durante a auditoria interna sobre o SGS no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS).

O procedimento faz parte da programação anual do SGS e tem o objetivo de trazer uma pessoa externa à organização para verificar se os procedimentos operacionais estão sendo realizados de acordo com a norma ABNT NBR ISO 21101, que trata dos requisitos para implementação do sistema de gestão de segurança no turismo de aventura.

A auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata foi realizada nos dias 20 a 22 de junho e na Estância Mimosa aconteceu nos dias 27 a 29 de junho.

Dillian e Bruna Mello durante auditoria interna na Estância Mimosa (Bonito/MS).
Dillian e Bruna Mello durante auditoria interna na Estância Mimosa (Bonito/MS).

O guia de implementação da norma ABNT NBR ISO 21101 dita que uma boa auditoria interna demanda auditores imparciais, mas se não for possível, permite que a empresa procure trocar auditorias com organizações parceiras. Sendo assim, durante os três dias de auditoria, Bruna Mello, que trabalha com o SGS do atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata, esteve presente na Estância Mimosa na função de auditora, para verificação dos documentos e processos internos, onde o colaborador Dilian Bonessoni acompanhou como representante da direção no SGS do atrativo.

Treinamento interno sobre o SGS com os colaboradores da Estância Mimosa.
Treinamento interno sobre o SGS com os colaboradores da Estância Mimosa.
Treinamento interno sobre o SGS com os colaboradores da Estância Mimosa.
Treinamento interno sobre o SGS com os colaboradores da Estância Mimosa.

É sempre bom saber que as empresas estão comprometidas em seguir as normas e fazer auditorias para garantir que tudo esteja nos conformes. Isso mostra o cuidado e a responsabilidade dos atrativos do Grupo Rio da Prata em oferecer uma experiência incrível e segura para seus visitantes.

“Foram dias de muitos aprendizados, muito grata pela oportunidade de auditar uma organização parceira. A auditoria interna é muito importante para melhoria do Sistema de Gestão de Segurança, no qual verificamos a conformidade de todos os itens do sistema de Gestão da segurança do turismo de aventura em relação ao que é requerido pela ABNT NBR ISO 21101”, disse Bruna Mello.

O cumprimento da referida norma é obrigatório aos atrativos turísticos brasileiros que oferecem atividades inseridas no segmento de turismo de aventura. Ela garante a realização de atividades realmente seguras para os visitantes. Por isso, os atrativos realizam duas auditorias por ano, sendo uma interna e outra externa.

Na externa, que está prevista para acontecer em setembro de 2023, um auditor da ABNT visita a fazenda para verificar se tudo está sendo feito conforme a norma.

A Estância Mimosa foi o primeiro atrativo de Bonito a receber a certificação da ABNT em seu Sistema de Gestão de Segurança (no ano de 2010), de uma restrita lista de apenas 20 atrativos no Brasil com essa conquista (divulgado em 2023 pelo SEBRAE no site https://ecoturismo.ms.sebrae.com.br/aventura-natural), o que indica o comprometimento da diretoria com a segurança de seus visitantes e colaboradores, afinal, a ferramenta garante o cumprimento de processos que abrangem todos os envolvidos com a operação da turística.

No ano de 2022, foram realizadas as devidas auditorias e os atrativos completaram 12 anos de certificação, um feito exemplar que revela pioneirismo na área.

Ressalta-se ainda a intenção do atrativo em despertar a discussão sobre a importância de se ter um SGS bem implementado e certificado pela ABNT, bem como os benefícios que isso traz aos empresários do setor.

Agora, Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata aguardam a auditoria externa e aproveita o tempo para ajustar as observações pontuadas durante a interna. Assim, eles buscam renovar sua certificação e se manterem como referência no mercado, com um diferencial tão importante como a segurança de suas atividades.

Com informações Dillian Bonessoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.