Estância Mimosa Recebe Alunos de Escolas Rurais de Bonito/MS

A Estância Mimosa recebeu nos dias 17 e 18 de outubro, a visita de alunos entusiasmados das Escolas Municipais Rurais Professor Francisco Anísio Correa Ferreira, do Distrito do Águas do Miranda, e Osório Jacques, no Assentamento Guaicurus, ambos localizados em Bonito/MS.

A visita se insere no âmbito do Projeto de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (Sema), uma iniciativa importante para a conscientização ecológica e o fortalecimento dos laços entre a comunidade e o ambiente natural que a cerca.

O propósito fundamental do programa é capacitar os alunos a compreenderem o ambiente em que vivem e a plantarem as sementes desse conhecimento ao longo de suas vidas.

Durante esses dois dias, os alunos testemunharam a beleza impressionante das cachoeiras, bem como os esforços ambientais concretos empreendidos pela Estância Mimosa.

Mikael, do 9º ano, compartilhou um depoimento sobre a experiência: “A Estância Mimosa é um lugar maravilhoso, com várias cachoeiras. Hoje tive a oportunidade de presenciar muitas atividades que estudei em sala de aula. Foi uma experiência incrível”.

Já as professoras Nilza e Adriana revelaram: “Hoje tivemos o pivilégio de trazer nossos alunos do 8º e 9º ano aqui para conhecer a Estância Mimosa, um lugar maravilhoso. Trabalhamos o tema ambiental em sala de aula e hoje viemos para a prática. Agradecemos pela oportunidade“.

Veja depoimentos:

Ao se deliciarem com os sabores autênticos da gastronomia regional, eles não apenas se conectaram com a cultura local, mas também internalizaram a importância vital da preservação ambiental e do ecoturismo responsável.

Essa interação direta com a natureza não apenas enriqueceu o conhecimento desses jovens, mas também reforçou a importância da conservação ambiental para as futuras gerações.

Thaynara, representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), atua no programa de Educação Ambiental de Bonito que tem se dedicado especialmente à sustentabilidade e à preservação da fauna e flora. O propósito da visita à Estância Mimosa era claro: permitir que as crianças mergulhassem em uma experiência direta com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do local.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de absorver informações valiosas sobre a formação dos biomas locais, a rica biodiversidade da região e a importância vital das cachoeiras para o ecossistema.

O propósito fundamental do nosso programa de educação ambiental é capacitar essas crianças a compreenderem o ambiente em que vivem e a plantarem as sementes desse conhecimento ao longo de suas vidas. Queremos que essas sementes cresçam e se transformem em árvores, permitindo que todos percebam a importância e o valor de preservar um lugar tão especial, mantido de maneira tão peculiar e sustentável como a Estância Mimosa”, disse Thaynara.

Expressando gratidão à Estância Mimosa por abrir suas portas pelo segundo ano consecutivo, Thaynara elogiou também o acolhimento caloroso do corpo técnico e a dedicação dos guias, que compartilharam suas experiências de vida e conhecimentos com os jovens visitantes. Ela enfatizou a importância de garantir que todas as crianças, incluindo aquelas que raramente têm acesso a passeios como este, tenham a chance de explorar as belezas naturais de sua região e se conectarem profundamente com a terra que chamam de lar.

Veja o depoimento:

A Estância Mimosa sente-se honrada em desempenhar um papel importante nessa jornada de descoberta e educação, trabalhando para construir uma consciência ambiental sólida e uma relação positiva com a natureza em nossa juventude rural.

One thought on “Estância Mimosa Recebe Alunos de Escolas Rurais de Bonito/MS

  1. Que honra poder contar com o Grupo Rio da Prata! A SEMA tem orgulho dessa parceria e vocês podem ter certeza que essa experiência marcou pra sempre a vida de todas as crianças atendidas! Deixo meu agradecimento especial ao Eduardo e à Simone que sempre foram parceiros das atividades em Educação Ambiental no município, assim como quero agradecer também os guias que foram voluntários e, sobretudo, ao carinho da equipe da Mimosa com a gurizada que se fez presente! Vocês são feras demais turma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.