Estância Mimosa recebe oficina de formação de facilitadores do Sebrae/MS

De acordo com a política de promover a melhoria contínua de seus atrativos e colaboradores, o Grupo Rio da Prata apoia iniciativas em sustentabilidade e gestão de negócios e este é um dos motivos pelo qual foi selecionado para participar da implementação do Polo Sebrae de Ecoturismo, gerido pelo Sebrae MS e sediado em Bonito.

O Polo dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados ao setor do Turismo, com o objetivo de implementar ações que promovam a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros, trazendo atores de todo o Sistema para intercâmbio de ideias e soluções.

O projeto conta com visitas técnicas aos atrativos convidados após dois encontros à distância organizados pela Appana em parceria com a Bionucleo, onde anfitriões de diversos perfis tiveram a oportunidade de trocar informações e traçar o perfil de seus atrativos.

Conhecendo a Estância Mimosa

A Estância Mimosa recebeu no dia 25 de Janeiro a primeira visita técnica realizada peça ação do Sebrae com o grupo de facilitadores, que são as pessoas interessadas em conhecer o destino Bonito e sua organização turística e que visam buscar mais resultados, do ponto de vista de conhecimento, sobre o que elas vêem no destino.

Participantes da visita técnica realizada peça ação do Sebrae na Estância Mimosa.

O grupo foi acompanhado pela colaboradora Elusa Prado, que abordou o tema “Acolhimento e Experiência em Hospitalidade” e também pelo gerente do passeio, Valdenir Souza, que apresentou o passeio, do ponto de vista de gestão, toda a logística empregada e também sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS).

O gerente do passeio, Valdenir Souza, apresentou o passeio do ponto de vista de gestão, toda a logística empregada e também sobre o Sistema de Gestão de Seguança (SGS).

A experiência na Estância Mimosa é muito enriquecedora neste ponto de vista. A gente vê na prática as questões do Sistema de Gestão de Segurança (SGS)“, disse Télcio, analista técnico do Sebrae, qe também acompanhou o grupo na visita.

Télcio destacou também as atividades voltadas para a sustentabilidade realizadas no atrativo. “Foi uma oportunidade ótima, muitos dos facilitadores não conheciam nem o destino”, disse.

Cachoeiras da Estância Mimosa, em Bonito/MS, encantaram o grupo.

Entre as diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa estão a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); uso responsável de recursos naturais; produção própria de parte dos alimentos; apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas; criação da agrofloresta, entre outros.

Recentemente o atrativo conquistou o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade, concedido às melhores iniciativas sustentáveis de empresas e organizações de turismo, sempre com a finalidade de identificar e desenvolver um mercado mais saudável.

Oficina de Anfitriões no Polo Ecoturismo do Sebrae

Representantes do Recanto Ecológico Rio da Prata e da Estância Mimosa estiveram presentes no encontro presencial que aconteceu no último dia 20 em Bonito, onde puderam conhecer a versão Beta do ambiente virtual que em breve estará aberto para visitação na sede do Polo.

Colaboradores do Grupo Rio da Prata participam da Oficina de Anfitriões realizada pelo Sebrae Bonito/MS.

Segundo a colaboradora Elusa Prado, auxiliar de gerência e anfitriã na Estância, o evento foi bastante produtivo. “Além da oportunidade de ampliarmos nossos conhecimentos com a Oficina e conhecer representantes do trade turístico de Bonito no encontro presencial, foi muito gratificante falar sobre os projetos desenvolvidos na fazenda aos facilitadores em formação e saber que eles serão úteis para outros locais que buscam ser referência em sustentabilidade assim como Bonito”.

Teódsion Gonçalves, gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, confirma a impressão de Elusa. “O treinamento foi bem proveitoso e acredito que será um avanço para nossa região a forma que o SEBRAE está desenhando as próximas visitas técnicas. Vamos ter um crescimento técnico, mostrar o diferencial da nossa empresa e também do destino de ecoturismo, com certeza será uma excelente troca de aprendizado”.

Durante o evento, Telcio Barboza, Analista Técnico do SEBRAE/MS,apresentou o Polo e explicou qual é o seu objetivo. Ele dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar pessoas interessadas e envolvidas no setor do Turismo a implementar ações de forma prática à sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros.

Sobre a Oficina, explicou que a ideia é “criar uma jornada de aprendizagem para conduzir as visitas técnicas que recebemos no destino da forma mais efetiva possível do ponto de vista de aprendizagem dos participantes, seja para os facilitadores que vão acompanhar essas visitas técnicas e com os anfitriões que são os parceiros”.

Com informações Elusa Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.